Como viajar para a Ilha das Flores
Atualização: “No âmbito da alteração do modelo de transporte aéreo nas rotas Continente-Açores e Açores – Madeira, a SATA está obrigada a disponibilizar um serviço de encaminhamento, de acordo com a disponibilidade de lugares, sem encargos, para passageiros residentes na Região Autónoma dos Açores, incluindo os residentes equiparados, e estudantes em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou na Região Autónoma da Madeira, que pretendam utilizar nas suas deslocações qualquer das gateways dos Açores.”
Quanto a nós, por exemplo, comprámos voos do Porto para a Terceira e de Ponta Delgada para Lisboa. Depois, dentro das condições da SATA, fizemos escala no Faial antes de irmos para as Flores, o que nos permitiu dar um saltinho a esta ilha, e ainda conseguimos conhecer um pouco de São Miguel no último dia. Claro que foram visitas muito curtas que só nos fizeram vontade de voltar com mais tempo!
Quantos dias passar na Ilha das Flores
Qual a melhor época do ano para visitar a Ilha das Flores
Onde ficar alojado e onde comer na Ilha das Flores
Quanto a restaurantes, temos apenas uma grande recomendação se gostas de locais mais populares e mais em conta: o Barraca Q’abana também na Fajã Grande na Ilha das Flores. É onde vais encontrar os pratos do dia e as pessoas da aldeia e é onde vais beber aquela cerveja mesmo em frente ao mar!
Como se deslocar dentro da Ilha das Flores
Quais as restrições Covid-19 para entrar nos Açores
À data da escrita deste artigo, para viajares para os Açores tens de apresentar um Certificado Digital quer seja de vacinação completa, de recuperação ou de Teste PCR negativo à Covid-19.
Se não estás vacinado e precisas então de teste PCR, este é totalmente comparticipado pelo Governo dos Açores se feito num dos mais de 300 laboratórios convencionados ou se feito à chegada ao arquipélago.
Pontos principais a não perder na Ilha das Flores
Todo o verde da Ilha das Flores é, já por si, um bom motivo para percorrer esta ilha de lés-a-lés: as paisagens naturais vão sempre deixar-te impressionado! Mas há uma série de sítios especiais que podes visitar nesta ilha e há muito de interesse que podes também fazer:
- Poço da Ribeiro do Ferreiro: uma tranquila lagoa rodeada de cascatas que se tornou o nosso sítio de eleição na Ilha das Flores.
- Sete Lagoas: vale a pena percorrê-las a todas.
- Trilhos Pedestres: são quatro os trilhos demarcados na Ilha das Flores. Com distâncias e níveis de dificuldade distintos, mas todos com vistas de cortar a respiração e pontos de interesse pelo caminho.
- Morro Alto: sobe ao ponto mais alto da ilha para uma vista 360º!
- Fábrica da Baleia do Boqueirão: um museu muito interessante e bem desenhado que dá a conhecer a antiga tradição açoriana da caça ao cachalote.
- Visita à Ilha do Corvo: já que viajaste até tão longe, apanhar um barco e aproveita para dar um saltinho à ilha mais pequena de Portugal.
Já estás convencido a visitar esta ilha? Vê mais sobre os seus pontos principais no artigo O que fazer na Ilha das Flores, Açores.
⤖Agenda a tua consulta de viajante com a Dra. Andreia Castro, uma médica e viajante experiente, e conhece todos os cuidados de saúde a teres na tua próxima viagem. Contacta-a aqui e diz que vais da nossa parte!
⤖ Gostavas de fazer voluntariado durante a tua viagem? Ou estarias interessado em trocar umas horas de trabalho por alojamento? Inscreve-te na Worldpackers e encontra um projeto com que te identifiques. Usa o nosso código MAISPRALA e obtém um desconto de 10$ na tua subscrição!