Ilha das Flores nos Açores – Dicas de viagem

Natureza e mar na Ilha das Flores nos Açores
A Ilha das Flores, nos Açores, apaixonou-nos pela sua imensa beleza natural e não podemos passar sem partilhar convosco a nossa experiência nesta pérola do Atlântico.
 
Sempre quisemos visitar os Açores e não sabemos bem por que ainda não o tínhamos feito. Talvez outros destinos se tenham atravessado sempre à nossa frente fazendo-nos esquecer deste tão extraordinário que temos mesmo aqui ao lado.
 
Por força da pandemia Covid-19, vimo-nos a descobrir mais Portugal e daí até ao crescente interesse nas nossas ilhas foi um passo. Decidimos começar pela Ilha das Flores, aquela mais ocidental do Arquipélago e que tanto despertou a nossa curiosidade.
 
Se estás a pensar visitar os Açores e, eventualmente, a Ilha das Flores, vê aqui as nossas dicas de viagem. Não te vais arrepender: a Ilha das Flores conseguiu superar todas nossas expectativas!

Como viajar para a Ilha das Flores

Poço da Ribeira do Ferreiro na Ilha das Flores
Além de a Ilha das Flores ser a mais ocidental do arquipélago dos Açores, também não é tão facilmente acessível. Vamos aqui tentar ajudar-te e simplificar.
 
Deves voar do Continente (Porto, Lisboa ou Faro) diretamente para uma destas quatro ilhas – São Miguel, Terceira ou Faial – através de qualquer companhia aérea.
Já nos Açores, terás de utilizar a companhia aérea local SATA Air Açores para te deslocares entre ilhas.
 
Dica de viagem importante: A SATA dispõe de um serviço de encaminhamento inter-ilhas gratuito que te permite chegar à Ilha de destino final sem qualquer custo (se o reencaminhamento for feito nas 24 horas a seguir a aterrares nos Açores e 24 horas antes de partir do arquipélago). Ou seja, se tencionas visitar a Ilha das Flores, contacta a SATA antes de comprares os teus voos do Continente para te informares das opções de encaminhamento gratuitas que tens. Assim, chegar às Flores torna-se muito mais económico!

Quanto a nós, por exemplo, comprámos voos do Porto para a Terceira e de Ponta Delgada para Lisboa. Depois, dentro das condições da SATA, fizemos escala no Faial antes de irmos para as Flores, o que nos permitiu dar um saltinho a esta ilha, e ainda conseguimos conhecer um pouco de São Miguel no último dia. Claro que foram visitas muito curtas que só nos fizeram vontade de voltar com mais tempo!

Quantos dias passar na Ilha das Flores

Nós estivemos no total 5 dias na Ilha das Flores dos quais dispendemos um dia completo para visitar a Ilha do Corvo (algo também a não perder!). E não nos cansámos!
 
É claro que a duração da estadia vai depender do teu ritmo, de quantos dias tens para esta viagem e da profundidade com que queres explorar a ilha. Se vale a pena viajar para a Ilha das Flores para lá passar 2/3 dias completos? Sim, sem dúvida! Mas se tiveres uma semana, gostares de tranquilidade e natureza, também não te vais cansar.
Paisagem sobre lagoa na Ilha das Flores com o mar ao fundo
Carro em estrada e terra na natureza da Ilha das Flores

Qual a melhor época do ano para visitar a Ilha das Flores

Tentámos a primeira vez ir para a Ilha das Flores em Novembro de 2020 mas a pandemia fez-nos adiar a viagem para Maio de 2021… e ainda bem! Acabámos por apanhar um tempo muito bom, com apenas um dia de chuva.
 
O clima nos Açores é realmente bastante instável, por isso recomendamos viajar nos meses mais secos (de Abril a Setembro) de forma a reduzir a probabilidade de chuva (apesar de que nos disseram que em junho o nevoeiro pode ser muito). No entanto, estes são também os meses menos em conta. Talvez entre Abril e Maio e entre Setembro e Outubro consigas o melhor dos dois mundos (clima e preços mais económicos).

Onde ficar alojado e onde comer na Ilha das Flores

A Ilha das Flores tem apenas 12,5km por 17km o que faz com que, de carro, consigas ir do teu alojamento a qualquer parte da ilha em relativamente pouco tempo. De qualquer forma, nós adorámos ter ficado numa aldeia muito tranquila na parte ocidental da ilha – a Fajã Grande – e por isso é esta que temos para te recomendar. A Fajã Grande também fica mais perto das sete lagoas da ilha, do início de vários trilhos e de um dos pontos que não podes mesmo perder: o Poço da Ribeira do Ferreiro!
 
Se queres reduzir o custo da tua viagem (uma vez que os preços dos restaurantes na Ilha das Flores não são muito acessíveis), procura um alojamento com facilidades de cozinha (por mínimas que sejam) para poderes fazer algumas refeições mais caseiras. Nós ficámos no Sítio da Assumada, logo à entrada da Fajã Grande, um conjunto de casas individuais equipadas com as facilidades que precisas para fazeres refeições básicas e passares uns dias super tranquilos e confortáveis.
Vista sobre a Fajã Grande e o mar na Ilha das Flores

Quanto a restaurantes, temos apenas uma grande recomendação se gostas de locais mais populares e mais em conta: o Barraca Q’abana também na Fajã Grande na Ilha das Flores. É onde vais encontrar os pratos do dia e as pessoas da aldeia e é onde vais beber aquela cerveja mesmo em frente ao mar! 😉

Como se deslocar dentro da Ilha das Flores

Em qualquer ilha dos Açores, depender dos transportes públicos irá limitar-te de aproveitares ao máximo o teu tempo. Por isso, nada melhor que um carro para poderes explorar ao teu ritmo e conseguires chegar a qualquer lugar. Como privilegiamos negócios locais e como connosco correu tudo bem, recomendamos-te a Autatlantis para o aluguer de carro. Um dos principais rent-a-car dos Açores, com excelentes referências e preços acessíveis!

Quais as restrições Covid-19 para entrar nos Açores

À data da escrita deste artigo, para viajares para os Açores tens de apresentar um Certificado Digital quer seja de vacinação completa, de recuperação ou de Teste PCR negativo à Covid-19.

Se não estás vacinado e precisas então de teste PCR, este é totalmente comparticipado pelo Governo dos Açores se feito num dos mais de 300 laboratórios convencionados ou se feito à chegada ao arquipélago.

Consulta sempre a página do Governo dos Açores antes da tua partida para ficares a par das regras mais atuais. Atenção: se ficares mais de 6 dias no arquipélago, tens também de repetir este teste (gratuitamente) ao 6º e ao 12º dia após o primeiro.
 
Se quiseres assegurar que não perdes o dinheiro que já pagaste pela tua viagem caso testes positivo à Covid-19 e assegurar também eventuais despesas médicas (e outras) no destino, faz um Seguro IATI Escapadinhas com cancelamento (se acederes através deste link tens ainda 5% de desconto!).
Vista do mar para a Ilha do Corvo nos Açores
Vista do Morro Alto para a Lagoa Branca na Ilha das Flores nos Açores
Árvore mostrando sinalética de percurso pedestre na Ilha das Flores

Pontos principais a não perder na Ilha das Flores

Todo o verde da Ilha das Flores é, já por si, um bom motivo para percorrer esta ilha de lés-a-lés: as paisagens naturais vão sempre deixar-te impressionado! Mas há uma série de sítios especiais que podes visitar nesta ilha e há muito de interesse que podes também fazer:

  • Poço da Ribeiro do Ferreiro: uma tranquila lagoa rodeada de cascatas que se tornou o nosso sítio de eleição na Ilha das Flores.
  • Sete Lagoas: vale a pena percorrê-las a todas.
  • Trilhos Pedestres: são quatro os trilhos demarcados na Ilha das Flores. Com distâncias e níveis de dificuldade distintos, mas todos com vistas de cortar a respiração e pontos de interesse pelo caminho.
  • Morro Alto: sobe ao ponto mais alto da ilha para uma vista 360º!
  • Fábrica da Baleia do Boqueirão: um museu muito interessante e bem desenhado que dá a conhecer a antiga tradição açoriana da caça ao cachalote.
  • Visita à Ilha do Corvo: já que viajaste até tão longe, apanhar um barco e aproveita para dar um saltinho à ilha mais pequena de Portugal.

Já estás convencido a visitar esta ilha? Vê mais sobre os seus pontos principais no artigo O que fazer na Ilha das Flores, Açores.

Estas são marcas e ferramentas que nós utilizamos nas nossas viagens. Somos afiliados delas, por isso ao usares os nossos links estás a ajudar-nos a manter este blog ativo, além de poderes usufruir de algumas vantagens. Obrigado!
 
⤖ Viaja tranquilo com a Iati seguros , os seguros mais económicos e especializados em viajantes independentes como nós. Aproveita 5% de desconto ao acederes através deste link!
 
⤖ Grande parte do nosso material de viagem (mochilas, botas, sandálias, alforges, entre outros) veio daqui. Encontra na Decathlon o material que precisas para a tua viagem!
 
⤖ Para procurar e reservar alojamento utilizamos maioritariamente o Booking. Reserva também o teu alojamento aqui.
 
⤖ Encontra tours e atividades em todo o mundo com o Get Your Guide
 
 Poupa e gere o teu dinheiro com o Revolut, a melhor app financeira para evitares despesas bancárias em viagem.

Deixa uma resposta

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *