Não falta o que visitar em Marrocos e a dificuldade está muitas vezes em reduzir este país a um número escasso de dias de viagem. De desertos a oásis, de cordilheiras montanhosas a cidades agitadas, de uma costa de praias a castelos fortificados, Marrocos é sem dúvida um país muito diverso.
Depois de um mês e meio a percorrer o sul, o noroeste e a costa de Marrocos, tentámos anotar os nossos favoritos que partilhamos agora contigo. Não tentes percorrê-los a todos se tiveres pouco tempo (até uma semana). Mas se tiveres oportunidade, desenha um roteiro que passe por estes 9 locais a visitar em Marrocos!
Nota: Esta lista não está organizada por ordem de preferência.
1. Essaouira
Conhecida como a cidade do vento, Essaouira é daqueles sítios à beira-mar com um ambiente muito tranquilo, peixe fresco e desportos de mar.
O seu centro histórico traz a Essaouria o reconhecimento como Património Mundial da UNESCO e Portugal tem algo a ver com isso! É verdade, o forte e as muralhas da cidade foram mão dos portugueses que por aqui andaram no século XVI e a cidade é ainda hoje conhecida pelo nome português de Mogador.
Banhado pelo Oceano Atlântico, ao porto de Mogador chegam todas as manhãs barcos carregadinhos de peixe que depois é vendido na lota. É claro que aproveitamos para matar saudades da bela da sardinha e para provar as raras ostras!
Os dias em Essaouira podem ser passados entre a praia e o pôr-do-sol acompanhado de uma sopinha Harira e um delicioso pão Msemen com Amlou (pasta de amêndoa produzida principalmente nesta zona).
Queres mais um motivo para adicionar Essaouira à tua lista de locais a visitar em Marrocos? Se gostas de desportos de mar, aqui é um bom spot para experimentares surf, windsurf e kitesurf.
2. Dunas de Erg Chebbi em Merzouga
Sabes aquelas fotos de Marrocos com enormes dunas num deserto infinito? São em Erg Chebbi e este é mesmo daqueles sítios que tens de arranjar forma de visitar em Marrocos!
Esta extensão de dunas perfeitas fica em Merzouga, no sul de Marrocos, bem perto da fronteira com a Argélia. Aqui o silêncio reina, a energia é fora do comum e a natureza presenteia-nos com vistas incríveis em tons de laranja.
Agora que já aqui estivemos, sabemos que não conseguíamos mesmo imaginar tais cenários se não os tivéssemos visto ao vivo. Daqueles sítios que, mesmo com expectativas altas, não deixam de surpreender!
3. Oásis de Fint
Bem perto de Ouarzazate, no sul de Marrocos, fomos encontrar dos cenários mais encantadores e distintos onde já estivemos: o Oásis de Fint!
Fint é composto por quatro pequenas aldeias no meio do deserto onde a modernidade ainda não chegou e os recursos são escassos. O rio que por lá passa traz vida e natureza àquelas margens, erguendo paisagens lindíssimas e um sossego especial. Se estiveres pelo sul de Marrocos, planeia visitar Fint e passar uma noite por lá.
Lê mais sobre a nossa experiência em Fint no artigo Fint: um Oásis imperdível no deserto do Sul de Marrocos.
4. Desfiladeiro e Oásis de Todra
As Gargantas do Todra são dos desfiladeiros mais conhecidos de Marrocos. Não te vais arrepender de adicionar este local à tua lista do que visitar em Marrocos, especialmente no sul e numa passagem pela cidade de Tinghir.
Os penhascos deste desfiladeiro chegam aos 300 metros e são esmagadores. No meio corre o Rio Todra cuja nascente se vê a olho nu nos últimos metros deste desfiladeiro impressionante.
Se tiveres oportunidade, desce o rio a pé em direção a Tinghir e deslumbra-te com o oásis verde e fresco que te espera.
5. Ouarzazate
Uma cidade tranquila que é também capital de uma província com muito para explorar. O Casbá Taourirt, um dos mais bem preservados casbás, constitui a principal atração histórica da cidade, cuja visita se completa com uma passagem pelo bairro circundante.
A par desta, uma vez em Ouarzazate e se gostas de cinema, não podes deixar de visitar os Estúdios de Cinema que aqui têm lugar. Visitámos os Estúdios Atlas e passámos por cenários do Gladiador, Guerra dos Tronos, Astérix e Obélix, Prison Break e muitos mais.
A cidade de Ouarzazate também nos atraiu pela sua tranquilidade e pela forma como nos permite misturar-nos com a população local, principalmente no mercado que diariamente se monta ao fim da tarde na praça principal. Se aprecias locais menos turísticos, não percas Ouarzazate na tua visita ao sul de Marrocos!
Fica a saber mais sobre esta cidade e província no nosso artigo Visitar Ouarzazate: entre as montanhas e o deserto, no sul de Marrocos.
6. Ksar de Ait Ben-Haddou
Marrocos está repleto de castelos diferentes daqueles a que estamos habituados. São os chamados Casbás e Ksars, onde está guardada muita da história deste país de cultura tão demarcada.
Classificado como Património Mundial pela UNESCO, o Ksar de Aït Ben-Haddou é de uma beleza de tirar o fôlego e um dos mais importantes do sul de Marrocos. Estende-se colina acima junto ao Vale de Ounila onde, entre muralhas, um dia existiu toda uma aldeia. A poucos quilómetros de Ouarzazate, do cimo do Ksar de Ait Ben-Haddou vale a pena apreciar o deserto que se perde de vista no horizonte.
7. Chefchaouen
Chefchaouen é a famosa pérola azul de Marrocos. Ruas, paredes, portas, casas, fontes… tudo aqui é da cor azul! Quaisquer que sejam os motivos que levaram a que se pintasse toda esta cidade da cor do céu, é certo que é um lugar de beleza inquestionável.
São precisamente as ruas e ruelas azuis de Chefchaouen a sua verdadeira atração, e não há aqui melhor rota senão deixares-te andar sem rumo. Percorre a medina de Chefchaouen e maravilha-te pelas cores, pela vida e pelo seu ambiente descontraído.
8. Fez
A história impressa na cidade de Fez é inquestionável e motiva a inclusão desta em qualquer lista de locais a visitar em Marrocos. Esta é considerada a mais antiga das cidades imperiais de Marrocos, é onde foi criada a mais velha universidade oficial do mundo, tem uma das maiores e mais bem preservadas medinas medievais árabes e, claro, é reconhecida como Património Mundial da UNESCO. É preciso mais motivos para visitar Fez?
Uma caminhada por esta medina pode-se tornar alucinante: entre 9 mil ruas e 40 mil becos sem saída, acredita que é muito fácil perderes-te por aqui. Entre agitados souks e curtumes malcheirosos, surgem madraças e mesquitas camufladas e tranquilas a contrastar com a agitação das ruas exteriores.
9. Marraquexe
Não podemos deixar de mencionar Marraquexe, aquela cidade que, para nós, tem um sabor agridoce. É muito provável que comeces aqui a tua visita a Marrocos e sem dúvida que não deves perder, em primeiro lugar, a sua medina onde as próprias ruas já são verdadeiros museus com tudo o que é pessoas e os seus afazeres, cores, cheiros intensos e souks agitados.
Marraquexe é também uma oportunidade para conhecer mais da história de Marrocos e para isso podes visitar os seus palácios como o Bahia Palace cujos detalhes de decoração e jardins interiores são surpreendentes. O Museu das Artes Marroquinas e os Jardins Majorelle são outros dos motivos pelos quais te recomendamos visitar Marraquexe.
Os finais de tarde na praça principal Jemaa el-Fna são uma verdadeira loucura. Lá poderás encontrar de tudo o que possas e não possas imaginar. Não percas!
Vê também o artigo Visitar Marrocos – Guia de Viagem essencial para conheceres as nossas dicas de viagem para Marrocos.
Se pensas fazer uma viagem a Valência de forma independente e precisas de alguma ajuda para a preparar, fala connosco para te ajudarmos no planeamento!
⤖Agenda a tua consulta de viajante com a Dra. Andreia Castro, uma médica e viajante experiente, e conhece todos os cuidados de saúde a teres na tua próxima viagem. Contacta-a aqui e diz que vais da nossa parte!
⤖ Gostavas de fazer voluntariado durante a tua viagem? Ou estarias interessado em trocar umas horas de trabalho por alojamento? Inscreve-te na Worldpackers e encontra um projeto com que te identifiques. Usa o nosso código MAISPRALA e obtém um desconto de 10$ na tua subscrição!