Tempo. Conceito vago tão mencionado por todos e, ainda assim, tão pouco compreendido. Dividido em minutos, horas, dias, meses, anos… E nuns sítios é dia, noutros porém é noite. Existem ainda contagens diferentes para aquilo a que chamamos de anos e nem os meses têm todos os mesmos dias… Acima de tudo, parece que temos tanto, mas ele acaba por passar tão depressa!
Independentemente do que ele é, o mais importante devia ser como o utilizamos.
Refletindo na importância do tempo e no porquê viajar sem bilhete de volta como nós o fizemos: passamos a maior parte dos nossos dias a trabalhar para comprar coisas que realmente não precisamos, que por vezes até acabamos por não utilizar ou das quais não desfrutamos, principalmente por não termos tempo. Esquecemo-nos que, em última análise, essas coisas são compradas, precisamente, com o nosso tempo.
Continuamos então neste ciclo de tarefas e afazeres com os olhos postos na possibilidade de um dia aproveitar o bocadinho de tempo que nos resta para gastarmos naquilo que eventualmente nos dá prazer.
E porque não fazê-lo mais vezes? Será o tempo que nos falta? Será que tudo se sobrepõe ao querer e que as nossas vontades foram engolidas pelo sistema? Ou, pelo contrário, estarão as nossas prioridades viradas de pernas para o ar?
No que toca a nós, acreditamos que o esforço passa principalmente por equilibrar esta balança. O tempo gasto a trabalhar foi, sem dúvida, crucial para tornar as nossas viagens possíveis. Além disso, esse tempo foi gasto sempre com foco num objetivo maior: realizar um sonho.
Estamos em viagem há 100 dias a fazer o que mais gostamos: conhecer outras culturas, aprender, matar a curiosidade e a sede de explorar o que é desconhecido. Por isso para nós, a questão porquê viajar acaba por ser uma não-questão.
Com tempo, temos agora uma bagagem bem maior do que aquela com que cá chegamos… mas certamente que não acrescentamos peso à mochila.
Se também pensas em lançar-te à aventura mas não sabes como te preparar, descarrega o eBook “A casa numa mochila: o guia para preparar uma viagem de longa duração” e conhece as nossas dicas e experiências pessoais.
⤖Agenda a tua consulta de viajante com a Dra. Andreia Castro, uma médica e viajante experiente, e conhece todos os cuidados de saúde a teres na tua próxima viagem. Contacta-a aqui e diz que vais da nossa parte!
⤖ Gostavas de fazer voluntariado durante a tua viagem? Ou estarias interessado em trocar umas horas de trabalho por alojamento? Inscreve-te na Worldpackers e encontra um projeto com que te identifiques. Usa o nosso código MAISPRALA e obtém um desconto de 10$ na tua subscrição!