Quais são as primeiras palavras que te vêm à cabeça ao pensar na Turquia?
A nós era talvez Istambul e Praia. Mas olhámos para o globo e vimos um país com mais de 780 000 km² que pensámos: um país assim tão grande de certeza que não se resume a estas duas palavras!
Apercebemo-nos que pouco conhecíamos deste país que fica ali dividido entre a Europa e a Ásia e foi isso que nos fez escolher a Turquia para a nossa grande viagem de 2019. Com algumas pesquisas, percebemos a imensidão que este país enverga e a lista de locais a visitar começou a aumentar. Rapidamente uma viagem que seria de 2 a 3 semanas passou a 33 dias!
Partilhamos aqui os nossos destaques, roteiro e dicas de viagem na Turquia!
Roteiro de viagem de um mês na Turquia
Deixámos a grandiosa cidade de Istambul para o fim e voamos diretamente para Trabzon no nordeste turco. Nesta região junto ao Mar Negro, passámos pelas zonas montanhosas de Çamlıhemşin e Ayder e, maravilhados com a natureza que nos rodeava, passámos ainda uns dias a explorar as brancas paisagens do fantástico lago de Üzungol: a não perder numa visita ao nordeste da Turquia!
Seguimos para a tão aguardada Capadócia que conseguiu surpreender mesmo perante as elevadas expectativas. A partir de Göreme explorámos a pé os seus característicos vales e colinas deslumbrando-nos com balões de ar quente no horizonte ao nascer e ao pôr-do-sol.
Os balões fazem da Capadócia um lugar ainda mais especial. Mas esta região não são só balões e por isso escrevemos um artigo sobre o que fazer na Capadócia. Espreita aqui!
Já no sul junto ao Mar Mediterrâneo, surpreendemo-nos com a cidade velha de Antália, passámos uns dias a relaxar entre o vale e a praia de Olimpos e vimos os parapentes a sobrevoar a zona costeira de Fethiye.
Faltava-nos ainda aprofundar a parte mais histórica da Turquia e, por isso, seguimos para Éfeso, Çanakkale e Troia, terminando esta viagem com cinco dias em cheio pela inesgotável cidade de Istambul.
Ainda ficou muito por conhecer!
Que sítio mais gostamos na Turquia?
Aquela pergunta que toda a gente faz e que é sempre tão difícil de responder… Da Turquia gostamos sem dúvida da diversidade!
E sendo este um país tão heterogéneo assim, é redutor escolher um único lugar de eleição pois cada um tem o seu encanto: da neve nas altas montanhas do nordeste, às áridas paisagens típicas da região da Capadócia; das praias mediterrânicas da Riviera turca à antiguidade histórica que Éfeso e Troia têm para contar; das emblemáticas mesquitas às ruas cheias de Istambul.
10 dicas de viagem na Turquia
A nossa seleção de dicas de viagem na Turquia, dos destaques aos custos, do alojamento aos transportes e não só! Esperamos que te seja útil.
1. O que fazer numa viagem curta à Turquia?
Istambul e a Capadócia são os verdadeiros must see de uma viagem à Turquia. Mas não te esqueças que este é um país enorme! Não penses que estás em Istambul e que num instante vais ali à Capadócia. Essa deslocação requer um voo de 1h30m (mais uma hora em transportes locais) ou uma longa viagem de 10 horas de autocarro. Por isso, não tentes ver o país todo se apenas tens uma semana e deixa-te ficar por estes dois destinos! Não te vão desiludir (muito pelo contrário!) e não vais andar a correr para apanhar longos transportes todos os dias.
2. Locais a visitar se vais viajar mais do que uma semana
Está assegurada a visita a Istambul e à Capadócia e ainda te sobra um dia? Recomendamos que adiciones uma paragem pelas fantásticas paisagens brancas de Pamukkale. E se ainda tens mais tempo, nesse caso deves pensar primeiro quais são as tuas prioridades para esta viagem:
Queres relaxar na praia? Então, entre as muitas praias da Riviera turca, destacamos Fethiye e Olimpos. Também ouvimos dizer muito bem de Kaş e de Bodrum, mas não tivemos oportunidade de lá ir.
Em vez de praia, queres explorar sítios históricos? Então não percas Éfeso e Troia!
Ou preferes caminhar na natureza e explorar paisagens verdes? Viaja para Trabzon e percorre a região do Mar Negro.
3. Vale a pena comprar o Museum Pass Istanbul ou o Museum Pass Turkey?
Se vais apenas para Istambul e tencionas visitar pontos de interesse principais como a Hagia Sophia, o Palácio e Haréns de Topkapi, o Museu do Mosaico e o Museu das Artes Turcas e Islâmicas, então compensa-te adquirir o Museum Pass Istanbul que te dá acesso a estes e outros locais de interesse na cidade durante 5 dias.
Mas se vais viajar por mais alguns dias e tencionas passar pela Capadócia e Pamukkale, então já te compensa adquirir o Museum Pass Turkey. Caso contrário, se pagares cada entrada individualmente, acabará por te ficar mais caro. Se ainda visitares Éfeso e Troia, então nem penses duas vezes: adquire o Museum Pass Turkey logo na primeira visita que fizeres!
4. Transportes
A rede de transportes na Turquia é fantástica! Os autocarros de longas distâncias existem de e para todo o lado e, além de serem muito pontuais, são mesmo confortáveis: há apenas três acentos por fila, o que significa mais espaço por pessoa; há um hospedeiro de bordo que, de vez em quando, oferece água, snacks e bebidas; têm ecrãs táteis individuais com música, jogos, filmes, etc. Nada mau para se fazer uma viagem de oito, dez ou doze horas!
Já para pequenas distâncias existem os chamados dolmuş que são carrinhas ou miniautocarros com capacidade para 7 a 20 pessoas. Eles existem em todo o lado e facilmente encontrarás aquele que te levará ao teu destino.
5. Andar à boleia
Andar à boleia na Turquia não é problema e é até muito bem aceite. Por isso, é muito fácil conseguir uma boleia principalmente em locais menos movimentados onde os transportes públicos são escassos. Nós andámos à boleia por várias vezes e as pessoas foram sempre muito simpáticas e atenciosas!
6. A plataforma booking.com não funciona!
Se costumas utilizar a plataforma Booking.com para fazeres as tuas reservas prepara-te, pois enquanto estiveres em território turco não te vai ser permitido reservar alojamentos para a Turquia. Podes consultar alojamentos localizados em qualquer lado e podes até fazer reservas para outros países. Mas não podes reservar na Turquia enquanto estiveres no país.
As alternativas são: reservares todos os alojamentos antes de aterrares em território turco; utilizares outras plataformas como o Hostelworld.com, o Agoda ou o Airbnb; uilizares um VPN para conseguires dar a volta ao assunto.
7. Fazer Couchsurfing na Turquia
Apesar de termos feito Coushsurfing apenas uma vez durante este mês na Turquia, apercebemo-nos que esta é uma plataforma bastante conhecida no país e com muitos membros turcos. Por isso, é outra alternativa ao bloqueio do Booking.com e uma boa opção se pretendes conhecer melhor a população local.
8. Levantar dinheiro
Para minimizar os custos de levantamento cobrados pelos bancos portugueses, recomendamos o Cartão Revolut em qualquer viagem. Sabe mais sobre o Revolut, aqui.
Contudo, há ainda as taxas cobradas pelos bancos onde levantas no país de destino. No caso da Turquia descobrimos que todas as caixas multibanco cobram taxas próprias altíssimas a cada levantamento… à exceção de um banco: o Halkbank. Por isso, procura as caixas multibanco Halkbank e minimiza os teus custos de levantamento de liras turcas, a moeda local.
9. A comida na Turquia
A gastronomia turca é, no global, saborosa e de boa qualidade. Vários tipos de carne e de pão estão na base de qualquer refeição. Encontram-se pratos de peixe principalmente nas zonas costeiras mas a preços mais elevados. O queijo e o iogurte também são muito comuns… mesmo nos pratos principais! Se és vegetariano ou vegano, existem algumas opções, no entanto estas podem ser mais ou menos limitadas, variando de região para região.
Não vais conseguir fugir ao chá turco e não podes deixar de provar o doce mais típico da Turquia: o delicioso Lokum!
10. Custos de viagem na Turquia
De uma forma geral e à data desta viagem em 2019, achamos que os preços na Turquia são semelhantes aos preços em Portugal. Claro que isto varia com a região onde estás e, principalmente, se é um local mais ou menos turístico.
Por exemplo, consideramos as entradas nos pontos de interesse relativamente caras mas, por outro lado, os transportes são bem mais acessíveis. As refeições podem variar dos 3 aos 10€, mas uma cerveja ou um copo de vinho não custam menos de 3,50€. Ou seja, não é daqueles países super baratos, mas podemos dizer que é um país relativamente acessível para se visitar.
Em suma...
Iniciámos esta viagem com um grande desconhecimento do que seria a Turquia, o que nos levava a uma imagem pouco concreta e até redutora deste país. Terminámo-la não só com uma profunda ligação à sua surpreendente beleza, mas também com uma imagem de um país muito diferente do nosso mas onde se encontram semelhanças europeias, um país bastante limpo, desenvolvido e espetacularmente diverso com um povo super simpático!
Se pensas fazer uma viagem à Turquia de forma independente mas precisas de alguma ajuda para a preparar, fala connosco para te ajudarmos no planeamento!
⤖Agenda a tua consulta de viajante com a Dra. Andreia Castro, uma médica e viajante experiente, e conhece todos os cuidados de saúde a teres na tua próxima viagem. Contacta-a aqui e diz que vais da nossa parte!
⤖ Gostavas de fazer voluntariado durante a tua viagem? Ou estarias interessado em trocar umas horas de trabalho por alojamento? Inscreve-te na Worldpackers e encontra um projeto com que te identifiques. Usa o nosso código MAISPRALA e obtém um desconto de 10$ na tua subscrição!
Obrigada pelas dicas! 🙂
Olá. Obrigada pelas vossas dicas. Estou a planear uma viagem longa à turquia e têm sido úteis.
No entanto, tenho uma dúvida, como foram de Trabzon à Capadócia?
Obrigada
Olá Silvia 🙂
Temos a certeza que vais adorar a Turquia e espero que as nossas dicas te sejam muito úteis.
Entretanto já te respondemos com mais informações por mensagem privada no Instagram.
Obrigado pelo teu comentário e boas viagens!