Em suma, se inicialmente tínhamos pensado ficar duas noites, a simpatia desta cidade fez-nos ficar por quatro.
Visitámos em primeiro lugar a zona histórica, deixando-nos fascinar por enormes pagodes, templos antigos e imponentes imagens de Buddha.
Alugámos bicicletas para poupar aos quilómetros nos nossos pés, aproveitando para deambular à beira-rio e visitar templos mais longínquos… e mais sossegados pela ausência de visitantes.
Fomos também à cidade vizinha Lop Buri para ver as centenas de macacos que aí se estabeleceram e que co-existem com a comunidade local, procurando comida em qualquer saco ou mochila, ou esperando que lhes seja oferecida pelas pessoas, mesmo as locais.
Descobrimos ainda que os portugueses foram os primeiros europeus a chegar a Ayutthaya e que aí deixaram a sua marca. Hoje existe ainda a Vila Portuguesa. Diz-se que se vêem construções feitas com traços e técnicas deixadas pelos tugas e que algumas comidas portuguesas, como os fios de ovos, se misturaram na gastronomia e doçaria tailandesas.
Portugal e Ayutthaya estabeleceram laços desde o século XVI… e no que toca a nós, essas boas relações mantêm-se! ?
⤖Agenda a tua consulta de viajante com a Dra. Andreia Castro, uma médica e viajante experiente, e conhece todos os cuidados de saúde a teres na tua próxima viagem. Contacta-a aqui e diz que vais da nossa parte!
⤖ Gostavas de fazer voluntariado durante a tua viagem? Ou estarias interessado em trocar umas horas de trabalho por alojamento? Inscreve-te na Worldpackers e encontra um projeto com que te identifiques. Usa o nosso código MAISPRALA e obtém um desconto de 10$ na tua subscrição!