Noite no barco

Num país com 7641 ilhas, andar de barco pareceu-nos inevitável! Em 7 meses de viagem já tínhamos dormido nos mais diversos sítios, mas faltava passar a noite a viajar em cima de água. Em vez de duas horas de avião entre Puerto Princesa e Coron, optamos então por passar 15 horas num navio. 15 horas estas que acabaram por se tornar muito mais extensas…
Chegados de Cebu a Puerto Princesa no vôo da manhã, passamos o dia nesta cidade que, afinal de contas, visitamos em menos de duas horas. O resto do dia foi passado à beira rio a observar os miúdo a fazer corridas de bicicleta e as várias barraquinhas de comida a serem montadas para a hora de jantar ao longo do paredão.

À espera da hora de irmos para o barco, a tarde fez-se longa. Com três horas de antecedência, fomos nós às 21h para o porto de Puerto Princesa para sermos surpreendidos pela informação de que, devido ao mau tempo, o nosso barco não tinha chegado ainda do destino anterior e que só sairíamos no dia seguinte… sem hora prevista de partida!

Depois de um dia inteiro de espera pela hora em que iríamos dormir no barco, esta informação não poderia ser melhor! Além disso, não tínhamos onde pernoitar: ou procurávamos já de noite um hostel nas redondezas ou dormíamos no porto como muitas outras pessoas (incluindo crianças!) o estavam a fazer. Após recebida a informação de que a hora de embarque seria às 10h30m da manhã, lá decidimos ficar alojados na pensão mais perto.

Pelas 13h30m do dia seguinte, o barco finalmente lá começou a navegar!
Éramos os únicos turistas estrangeiros na classe económica… tínhamos direito a uma cama de beliche para cada um (relativamente confortáveis) e a duas refeições (nada saborosas como seria de esperar!). Entretenimento para ajudar as horas a passar não faltava: durante horas, os filipinos juntaram-se em frente à televisão a assistir primeiro a combates de boxe sem fim e, depois, às novelas do dia; no convés do barco, o karaoke também não parou o tempo todo!

Às 5h da manhã do dia seguinte estávamos nós finalmente a chegar a Coron, onde ainda tivemos de esperar por uma hora mais razoável para procurar um hostel… mal nós sabíamos ainda que dias de muitas chuva nos esperavam pela frente!
A concretização do objetivo de passar a noite numa viagem de barco acabou por se resumir a: um dia de espera para a hora prevista de partida; 13 horas e meia de atraso; 15 horas de viagem para chegar ao destino; 2 horas para poder dar entrada no hostel seguinte.

Ainda assim, divertimo-nos imenso com esta experiência… mas aprendemos a não confiar nos horários dos barcos nas Filipinas 😛 😛

Encontra aqui as nossas recomendações para as tuas viagens:

Estas são ferramentas que nós utilizamos e, como seus afiliados, ao usares os nossos links estás a ajudar-nos a manter este blog ativo, além de poderes usufruir também de algumas vantagens. Obrigado!

⤖ Viaja tranquilo com a IATIIati seguros , os seguros mais económicos e especializados em viajantes independentes como nós. Aproveita 5% de desconto ao acederes através deste link!

Poupa e gere o teu dinheiro com o Revolut, a melhor app financeira para evitares despesas bancárias em viagem. Cria aqui a tua conta!

⤖ Encontra tours e atividades em todo o mundo com o Get Your Guide!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *