A um passo de terminar a nossa viagem de mota pelo Vietname, sentados no topo da montanha Bai Tho e diante de uma vista maravilhosa para a Baía de Halong, é assim que escrevemos este artigo sobre a nossa viagem em duas rodas desde Ho Chi Min.
Foram milhares de quilómetros e muitos sítios diferentes. Dos lugares mais conhecidos do Vietname aos pequenos povoados do interior do país. Podemos assim falar-vos de alguns e de algumas das coisas que por lá vimos e vivemos.
Da Lat foi das nossas primeiras grandes paragens. E não foi fácil. Para lá chegar, tivemos de subir 180km num só dia, desde o nível do mar em Mui Ne até aos 1500m de altitude, onde se encontra Da Lat! Um longo dia mas que nos encheu os olhos de boas paisagens e a mente de experiências memoráveis.
As enormes Cascatas do Elefante assim como as de Pongour foi o que mais nos marcou por lá. Mas também a plantação de café que visitámos, onde tivemos a oportunidade de provar o famoso café vietnamita cujos grãos são previamente comidos e defecados por civetas (um animal parecido com a doninha). Inesperadamente delicioso, acreditem!
De seguida, dirigimo-nos a Hoi An. Conhecida como a cidade das lanternas tem realmente um certo encanto. Aí caminhámos junto ao rio, fizemos um passeio num barco-cesta (um tipo de barco como nunca tínhamos visto!) e visitámos as antigas casas de arquitetura chinesa e japonesa, adaptadas às habituais inundações na cidade.
Saídos de Hoi An, subimos ainda as Montanhas de Mármore e atravessámos o famoso Hai Van Pass: uma rota bem conhecida para quem viaja de mota no Vietname. Alguns dizem ser perigosa… mas para nós foi simplesmente fantástica!
Do próximo destino, Hue, adorámos o alojamento espetacular onde ficámos. Uma espécie de bungalows num ambiente natural e tranquilo, geridos por uma família tão simpática que nos acolheu mesmo muito bem.
Seguimos para a mais surpreendente das nossas paragens no Vietname: Phong Nha e o Parque Nacional Nha-Ke Bang.
Apesar de o tempo não estar o melhor, nada nos parou por lá! As silhuetas das montanhas e a natureza verdejante fizeram dos passeios de mota ao redor do parque dos melhores de sempre! Visitámos aí quatro grutas, todas elas diferentes… e agora podemos dizer que o fundo da terra é realmente dos sítios mais bonitos onde já estivemos. Ficamos deslumbrados!
Por último, ficámos em Tam Coc onde templos e pagodes se revelam aqui e ali embutidos nas montanhas, enquanto campos de arroz as circundam. Fizemos um inesquecível passeio num barquinho a remos durante o qual visitámos templos em ilhas inalcançáveis por outros meios. Neste passámos por nove grutas… nalgumas das quais tínhamos mesmo de baixar a cabeça para passar incólumes e ainda tivemos que ajudar a remar o barco. Foi espetacular!
⤖Agenda a tua consulta de viajante com a Dra. Andreia Castro, uma médica e viajante experiente, e conhece todos os cuidados de saúde a teres na tua próxima viagem. Contacta-a aqui e diz que vais da nossa parte!
⤖ Gostavas de fazer voluntariado durante a tua viagem? Ou estarias interessado em trocar umas horas de trabalho por alojamento? Inscreve-te na Worldpackers e encontra um projeto com que te identifiques. Usa o nosso código MAISPRALA e obtém um desconto de 10$ na tua subscrição!