Fint: um Oásis imperdível no deserto do Sul de Marrocos

João a caminho do Oásis de Fint

O Oásis de Fint foi aquele refúgio sossegado e fresco que tanto precisávamos depois de uns dias, em pleno mês de julho, pela confusa cidade de Marraquexe e pelo calor da cidade de Ouarzazate.

A cerca de 15km de Ouarzazate, o Oásis de Fint é composto por quatro pequenas aldeias onde a vida diária é ainda bastante tradicional e onde a modernidade da cidade ainda não chegou.

Cruzámo-nos com burros a transportar erva e tijolos, cumprimentámos as senhoras a lavar a roupa no rio, sorrimos a crianças curiosas que brincam no meio das pequenas ruelas e bebemos chá com os habitantes de Fint que, genericamente, são descendentes de países subsarianos.

Caminho para o Oásis de Fint
Vista sobre o palmeiral do Oásis de Fint

O Oásis surge ao longo do vale escarpado, rochoso e desértico desta paisagem árida característica do sul de Marrocos. O rio vai passando e ao seu redor crescem inúmeras palmeiras e férteis plantações de figos, romãs, tâmaras e demais legumes e frutas.

Vale a pena andar sem rota pelo oásis aproveitando para sentir o fresco da natureza, mas não deixes de subir a uma colina mais alta para, de cima, teres uma vista ampla sobre o Oásis de Fint.

Reflexo das palmeiras no rio em Fint
Campo agrícola no meio do palmeiral de Fint

A província de Ouarzazate é palco de vários filmes e séries e já por isso conta com dois estúdios de cinema. O Oásis de Fint, com todo este cenário extraordinário, não podia ficar de fora. Se te lembras da famosa cidade de Yunkai da série Guerra dos Tronos, é aqui no Oásis de Fint que a podes encontrar.

Vista sobre o Oásis de Fint
Gravação da Guerra dos Tronos na Cidade de Yunkai

Como chegar ao Oásis de Fint

A diferença de ambiente e de paisagens faz parecer que Ouarzazate e Fint ficam muito distantes. Mas não, o Oásis de Fint situa-se a apenas 15km da cidade. Contudo, uma parte da estrada é em terra batida e isso dificulta o seu acesso.

Por esse motivo, não existem transportes públicos até Fint. Para os visitantes lá chegarem, o mais comum é contratarem um serviço turístico de transporte privado ou um táxi (que poderão rondar os 40€).

Quanto a nós, optámos por ir a pé e à boleia e facilmente lá chegámos!

Quanto tempo ficar

A maioria dos visitantes faz uma visita de breves horas ao Oásis de Fint, em passagem pela cidade de Ouarzazate e, porventura, a caminho do deserto do Saara.

Nós tínhamos pensado ir de manhã e voltar ao final da tarde mas acabámos por lá dormir e recomendamos vivamente! Se tiveres tempo para o fazer, passar a noite na tranquilidade do oásis é realmente uma experiência a não perder.

Ana junto à piscina no Oásis de Fint

No Oásis de Fint ficámos no hotel La Terrace des Delices e adorámos. Foi a piscina o que mais nos atraiu neste alojamento e não podíamos ter escolhido melhor uma vez que estávamos mesmo a precisar de umas horas a refrescar-nos do calor que nos assolou naqueles dias.

Atenção: a não ser neste hotel e num outro mais pequeno que existe no oásis, não há mais onde comer. Não contes com lojinhas, restaurantes nem banquinhas de comida por lá. Por isso, ou vens prevenido ou então terás de comer nestes alojamentos.

Fint é um dos 9 sítios que recomendamos visitar em Marrocos… vê quais são os outros 8 no artigo 9 locais a visitar em Marrocos. Espreita também Visitar Marrocos – Guia de Viagem essencial para conheceres as nossas dicas para este país.

Se pensas fazer uma viagem ao sul de Marrocos de forma independente, fala connosco para te ajudarmos no planeamento! Se preferes uma viagem organizada e em grupo, clica em baixo para veres a nossa melhor sugestão:

Estas são marcas e ferramentas que nós utilizamos nas nossas viagens. Somos afiliados delas, por isso ao usares os nossos links estás a ajudar-nos a manter este blog ativo, além de poderes usufruir de algumas vantagens. Obrigado!
 
⤖ Viaja tranquilo com a Iati seguros , os seguros mais económicos e especializados em viajantes independentes como nós. Aproveita 5% de desconto ao acederes através deste link!
 
⤖ Grande parte do nosso material de viagem (mochilas, botas, sandálias, alforges, entre outros) veio daqui. Encontra na Decathlon o material que precisas para a tua viagem!
 
⤖ Para procurar e reservar alojamento utilizamos maioritariamente o Booking. Reserva também o teu alojamento aqui.
 
⤖ Encontra tours e atividades em todo o mundo com o Get Your Guide
 
 Poupa e gere o teu dinheiro com o Revolut, a melhor app financeira para evitares despesas bancárias em viagem.

Deixa uma resposta

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *